Pós-Graduação

Lato Sensu

Na Divisão de Dermatologia do HC-FMUSP, são oferecidos cursos de Residência Médica com duração de 4 anos e de Especialização comduração de 3 anos. Atualmente participam 16 residentes e 8 alunos do curso de especialização e 2 médicos preceptores. A Residência Médica desenvolve-se em regime de tempo integral nos Ambulatórios e Enfermaria de Dermatologia com dedicação exclusiva.

O atendimento aos doentes ocorre sob supervisão direta de um docente ou médico do corpo clínico da Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas. Os residentes também participam de forma supervisionada das áreas de Cirurgia Dermatológica, Cirurgia Micrográfica de Mohs, Criocirurgia e Histopatologia. Além disso são realizadas reuniões didático-científicas semanais com os residentes e alunos para demonstração e discussão de casos clínicos, anátomo-clínica e seminários realizados pelos residentes.

A divisão dispõe ainda de Médicos-colaboradores, médicos dermatologistas formados em nosso e em outros serviços no país, que freqüentam o Serviço por um período de 12 meses, participando das atividades gerais e mais especificamente de uma das sub-especialidades, buscando aprimoramento profissional em áreas específicas e auxiliando no desenvolvimento de projetos de pesquisa. Atualmente a Divisão conta com 12 Médicos-colaboradores.

Da mesma forma, a Divisão dispõe de Médicos-pesquisadores, modalidade destinada a médicos dermatologistas interessados no desenvolvimento de projetos de pesquisa específicos.

 

Strictu Sensu

O curso é um dos poucos em Dermatologia credenciados pela CAPES; atualmente compreende 39 alunos (Mestrado e Doutorado). O Departamento desenvolve os cursos em nível de Mestrado em 36 meses, e de Doutorado em 48 meses. A demanda média é de 9 candidatos/ano auxiliados por bolsas CAPES, CNPq ou FAPESP. Nos últimos 10 anos foram apresentadas 52 dissertações de mestrado e 26 teses de doutorado. A média anual de 348 h de disciplinas ministradas foi cumprida com a interação de alunos e professores de outros departamentos e instituições; a avaliação dos alunos ao término de cada disciplina é realizada por meio da participação durante as discussões promovidas.

O Departamento introduziu novas linhas de pesquisa, reformulou e apresentou novos programas, revisou a política de distribuição de bolsas e reviu o processo de seleção para ingresso.

Laboratórios de Investigação Médica, ambulatório, enfermaria e acesso a informações bibliográficas fazem parte da estrutura de apoio ao discente. Estão sendo desenvolvidos projetos de internacionalização dos programas de Pós-Graduação (sensu lato e strictu) de interação com institutos e faculdades nacionais e internacionais como por exemplo a Universidade da Carolina do Norte, EUA.