Histórico

1913 – Criação da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo.

1916 – Início do ensino de Dermatologia na Faculdade de Medicina e Cirurgia, futura Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, tendo como responsável o Prof. Adolpho Carlos Lindenberg.

1929 – O ensino de Dermatologia passa a ser desenvolvido no ambulatório Conde Lara e nas Enfermarias da 4ª Medicina dos Homens e da 3ª Medicina das Mulheres da Santa Casa da Misericórdia de São Paulo, tendo como responsável o Prof. João de Aguiar Pupo.

1934 – Fundação da Universidade de São Paulo.

1935 – O Prof. Pupo cria a 23ª Cadeira Clínica de Syphiligrafia.

1945 – A Divisão de Dermatologia foi transferida da Santa Casa para o Hospital das Clínicas, recém inaugurado.

1960 – Após aposentadoria do Prof. João de Aguiar Pupo, toma posse como responsável da Divisão de Dermatologia o Professor Sebastião de Almeida Prado Sampaio.

1962 – Criação do Departamento de Dermatologia com as Disciplinas de Dermatologia e Venerologia.

1972 – O Instituto de Medicina Tropical, dirigido pelo Prof. Carlos da Silva Lacaz, foi transformado em Instituto Intradepartamental da FMUSP.

1973 – Criação do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

1975 – Aprovado o novo Estatuto da USP, criando o Instituto de Ciências Biomédicas e transferindo as Cadeiras Básicas da Faculdade de Medicina para o novo Instituto. O Departamento de Dermatologia é associado ao de Medicina Tropical.

1975 – Durante a gestão do Diretor da Faculdade de Medicina Prof.Carlos da Silva Lacaz, foram criados os Laboratórios de Investigação Médica do Hospital das Clínicas da FMUSP.

1981 – Criação da Residência Médica em Dermatologia no Hospital das Clínicas.

1986 – Restabelecimento dos Departamentos de Dermatologia e de Medicina Tropical. Este último recebeu o nome de Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias.

1989 – Aposentadoria do Prof. Sebastião de Almeida Prado Sampaio e posse do Prof. Evandro Ararigboia Rivitti como Professor Titular de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e responsável pela Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas.

1999 – Transferência do Laboratório de Investigação Médica – Unidade 56 do Departamento de Clínica Médica para o Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

2005 – Posse do Prof. Luiz Carlos Cucé como Professor Titular de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, vindo o mesmo a se aposentar em 2006.

2007 – Posse do Prof. José Eduardo Costa Martins como Professor Titular de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em virtude da aposentadoria do Prof. Luiz Carlos Cucé. , vindo a se aposentar em 2008.

2010 – Aposentadoria do Prof. Evandro Ararigboia Rivitti e posse do Prof. Cyro Festa Neto como Professor Titular de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e responsável pela Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas.

2012 – Posse do Prof. José Antonio Sanches Junior como Professor Titular de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em virtude de aposentadoria do Prof. José Eduardo Costa Martins.