Departamento de Dermatologia da FMUSP comemora 100 anos

O Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) comemorou os 100 anos de sua aula inaugural, no dia 26 de fevereiro de 2016. Neste dia, teve início a Jornada Comemorativa, às 9 horas, no Teatro da FMUSP.
Adolpho Carlos Lindemberg foi o primeiro professor da cátedra e ministrou esta aula para os alunos do 4o ano da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. O Prof. Lindemberg iniciou as atividades do Departamento de Dermatologia dentro da moderna filosofia do ensino médico para época, reunindo as atividades didáticas, atividades clínicas e de pesquisa. O pensamento do professor é propagado até hoje pelo Departamento o que levou a inúmeras conquistas na área de assistência, ensino e pesquisa.
.
Nestes 100 anos, inúmeras descobertas e pesquisas importantes foram realizadas em praticamente todas as áreas da Dermatologia. A descoberta do agente etiológico da leishmaniose tegumentar americana, seu tratamento com arsenicais, contribuições notáveis no tratamento da paracoccidioidomicose, avanços importantes nas áreas de imunodermatologia e cirurgia dermatológica, formação de grupos cooperativos internacionais que estão auxiliando na etiopatogenia das doenças bolhosas autoimunes, desenvolvimento da oncologia dermatológica e a modernização através da teledermatologia são algumas das contribuições científicas do Departamento.
.
No ensino, a disciplina de Dermatologia continua sendo ministrada no terceiro ano e internato desde seus primórdios. A pós-graduação lato sensu (residência) é modelo nacional de residência médica e a pós-graduação e stricto sensu (mestrado e doutorado) continua sendo a única credenciado no Brasil. Ao longo de todos esses anos de atividade foram formados não só especialistas como inúmeros professores que hoje atuam em todo Brasil e no exterior.
.
O Departamento de Dermatologia oferece visitas e programas de prática profissionalizante e complementação especializada a médicos especialistas que querem realizar subespecialidades na área. Mantém cooperações com inúmeras entidades internacionais nas áreas de pesquisa e ensino. E, através da Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, tem intensa atividade assistencial, atendendo mais de 80.000 pacientes ao ano em seus ambulatório e enfermaria. Considerando-se o histórico destes 100 anos do Departamento, verifica-se sua ascensão progressiva em todas as suas esferas de atividade.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.