Home » Educação » Rede Universitária de Telemedicina

Rede Universitária de Telemedicina

A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e pela Abrahue (Associação Brasileira de Hospitais Universitários). Ela é coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa aprimorar os projetos vigentes em Telemedicina e incentivar o surgimento de novos trabalhos interinstitucionais. Os grupos especiais de interesse (SIGs) foram formados para discutir assuntos de interesse da área da Saúde, através da utilização da infraestrutura da Rute. O Sig Teledermato está ativo desde 2008 e é utilizado para a discussão de casos clínicos e apresentação de temas de interesse dermatológico. Essas reuniões virtuais são feitas mensalmente com universidades brasileiras e também internacionais.

Inicialmente contava com a participação da Universidade Federal do Ceará, Universidade de Miami, Fundação Alfredo da Matta (AM), Universidade Federal de Uberlândia (MG), Universidade Federal de Santa Catarina, Real Hospital Português da Beneficência em Pernambuco, Universidade de Brasília, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Ao longo dos anos, mais e mais instituições brasileiras foram aderindo. Desde a última segunda feira, nós do Departamento de Dermatologia do HCFMUSP, passamos também a fazer parte desse grupo.

As reuniões ocorrem sempre na última segunda feira do mês, pela manhã (8hs-9hs). O calendário deste ano já está confirmado até setembro. Apresentaremos no dia 26 de setembro o tema “Novas Variantes de Pênfigo” para as instituições que confirmarem a participação nesta data. Em julho (25/07), a Dra Raimunda Nonata Ribeiro Sampaio, da Universidade de Brasilia e coordenadora do SIG Teledermato, apresentará o tema “Tratamento da Leishmaniose Tegumentar Americana” e em agosto (29/08), a Prof Dra Maria Leide W. de Oliveira vai apresentar “Casos clínicos de recidiva de Hanseníase”.

Para participar do Sig Teledermato basta ter o equipamento e se conectar à MCU-Rute/RNP, desde que o serviço seja cadastrado na Rute. Para se cadastrar, o interessado deve entrar em contato com o Thiago, através do email thiago@rute.rnp.br.

© 2011 News · RSS ·
UA-24219354-1
Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification